sábado, 23 de novembro de 2013

Uma história de intolerância e discriminação


fonte: http://noivadocordeiro.zip.net/historia/
Hoje assisti a uma reportagem sobre a história da Comunidade Noiva do Cordeiro. Por ter achado interessante a trajetória de luta e resistência apresentada por seus moradores, achei válido postar algumas informações, links e um vídeo com depoimentos reais sobre essas pessoas. 
Maria Senhorinha de Lima, moradora do povoado de Roças Novas estava casada há três meses com o  Arthur Pierre, quando decidiu abandonar o marido e viver com o lavrador Francisco Augusto Araújo Fernandes.
A atitude de Senhorinha, pouco comum para a época, fez com que o casal se tornasse alvo de preconceito. Eles se viram obrigados a viverem isolados quando a segregação por parte da população local começou a aumentar. Constituíram família e a discriminação envolveu também seus descendentes, levando-os ao isolamento de outros povoados e cidades da região.

O nome do distrito surgiu quando o pastor Anísio Pereira, entre as décadas de 40 e 50, casou-se com Delina Fernandes, uma das netas de Dona Senhorinha. Ele fundou no vilarejo a Igreja Evangélica Noiva do Cordeiro. 

O horror da população de Belo Vale para com nova igreja protestante, então, se uniu ao preconceito, que crescia nos povoados vizinhos. As moças eram chamadas de prostitutas, as crianças sofriam discriminação nas escolas e os homens tinham dificuldades para conseguir emprego.






4 comentários:

  1. Linda história, triste preconceitos! beijos,chica, lindo domingo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Anabela
    É mesmo, que história triste e desagradável.
    Estou aqui pensando onde ouvi este nome- Noiva do Cordeiro.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Bem lembrado e obrigado por compartilhar...
    Feliz final de semana.
    Grande abraço.
    Gilson.

    ResponderExcluir
  4. É de lamentar qualquer tipo de preconceito!

    Triste história!

    Obrigada pela partilha!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!