sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O Mineiro e o Queijo

Recebi um Email da Secretaria de Cultura da cidade do Serro-MG, informando sobre o lançamento do DVD abaixo indicado e solicitando a divulgação. Como é coisa de mineiro, estou postando aqui no nosso cantinho da mineirisse, ainda mais que se trata do queijo, produto indispensável no kit de sobrevivência do mineiro.

o


Se você assistir ao vídeo abaixo, poderá compreender melhor porque o queijo é tão importante por aqui.

.
Se quiser assistir ao filme completo, aí sim, terá que tirar o escorpião do bolso e entrar em contato com a Quimera. Isso eu também vou ter que fazer...



E nessa cozinha que mais parece cozinha de vó, a receita do pão mineiro, que não poderia ter outro nome: pão de queijo!

 foto de Ricardo Lima

O pão de queijo é tão apreciado aqui em minas, que nos anos 60, quando as moças olhavam para os rapazes bonitos e diziam " é um pão!", do rapaz elas se esqueciam se ele estivesse com um pão de queijo nas mãos.
O queijo representa a abundância numa mesa simples com canecas esmaltadas e um velho bule de café, que perde a majestade e suditamente apenas acompanha o degustar da iguaria. Seja verde ou curado, branco ou amarelo, sólido ou cremoso, é sempre muito benvindo. 
Há quem seja mestre no seu preparo, há quem arrisque uma massa sem segredos. Se não serve para vender, alguém sempre come. Se fica duro e pode quebrar a dentadura, passa o queijo no ralo e joga na massa da broa, faz pão, põe para gratinar um macarrão. Jogar fora? Jamais!!! Dele tudo se aproveita. Como dizem lá roça, " inté o soro e a raspa"!


5 comentários:

  1. Amooooooooooooo pão de queijo!!!
    Bjoks e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi Anabela
    Mineiro come queijo com tudo, qualquer coisa tem que levar esta iguaria maravilhosa.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi AnaBela, sou goiana, e tambem sou super fã das comidas mineiras.
    Bjks e lindo findi semana

    ResponderExcluir
  4. Querida Anabela!
    Que delícia de post,amiga! O queijo e os mineiros sempre tiveram suas "almas" ligadas...É certamente o sabor genuíno e saboroso que acompanha as estórias, casos e lendas das Minas Gerais... E quem não gosta deles? (Rs...) Eu mesma sou suspeita em falar,pois adoro um bom queijinho mineiro! (Rs...)E pão de queijo quentinho,então? Uma das melhores iguarias que existem no mundo!!!
    Amei o vídeo e obrigada por compartilhar conosco estas delícias das terras mineiras!
    Beijo grande!!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
  5. Legal mesmo.Queijo de Minas é a marca que os mineiros mais amam.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!